terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Anonymous, Facebooks e Outras coisas da Internet

Vou tirar um pouco da minha veia crítica da sociedade para falar de coisas positivas. O Hatake 26 me enviou um e-mail interessante e achei que era pertinente abrir o assunto.

Esses dias eu estava no carro com minha mãe comentando a proporção que os protestos online vêm tomando especialmente na rede Facebook. Nunca gostei de redes sociais pois tinha como base de conhecimento exclusivamente o Orkut com aquelas comunidades inúteis que só serviam de título para coisas que você era, é, gosta ou simplesmente porque era engraçado (exemplos clássicos: Comunidade dos Alunos do Colégio X, Comunidade dos Alunos que moram no bairro Y, Traumas de Infância, Era Jesus um X-Men?). Até mesmo por causa dessas comunidades o Orkut tornou-se algo perigoso, ao ponto da polícia ter que interferir para dar conselhos úteis aos usuários.

No facebook você compartilha idéias. Nem sempre são úteis, claro, mas dependendo do seu círculo de amizade ou das coisas que você curte, receberá coisas interessantes ou não. E aí entra os protestos online. Eu nunca teria reparado na repercussão se não tivesse visto uma nota divulgada na televisão da câmara dos deputados "tentando" explicar qual é a do aumento de 60% dos salários. Ou seja: Eles sentiram. Não sei em que outros tempos eles se incomodariam em explicar algo tão trivial para eles. Outro caso que tomou grande repercussão inicialmente na internet, foi o caso da enfermeira insana que matou a cachorrinha. Não me lembro de outro caso de maus-tratos animais ter tanta repercussão. Divulgaram até CPF e identidade daquela mulher pela rede facebook. Depois disso, outros casos foram denunciados. Eu como grande defensora das causas animais, nunca tinha visto o direito dos animais domésticos serem tão bem defendidos de uma hora para outra.

E é no meio das mídias sociais que surge o grupo ANONYMOUS! Esse grupo que tem por símbolo a máscara de Guy Fawkes (A maioria conhece mais como sendo o cara do V de Vingança) surgiu das sombras de uma pequena massa revoltada e cansada de aceitar o que nos é imposto.  Após breve pesquisa me parece que começaram como um grupo hacktivista mas ultimamente pode-se ver adeptos do grupo protestando nas ruas, divulgando protestos no facebook e divulgando a causa em blogs (aheeem). O grupo que começou discretamente em 2003, tomou proporções globais, tendo hackativistas não somente nos EUA, mas também no Reino Unido, Turquia, Israel, Mexico, Brasil, Austrália, Espanha, Alemanha e muitos outros mais. Sua influência é tamanha que já estão ganhando um documentário.

Anonymous já divulgaram o IP de 190 pedófilos na internet, liberou o catálogo de músicas da Sony (em protesto ao S.O.P.A e ao P.I.P.A), derrubou 14 sites de gravadoras americanas (que também eram a favor dos 2 projetos de lei e em resposta ao fechamento absurdo do site Megaupload), Ocuparam wall street dentre diversas outras ações.

Se você é a favor do grupo (como eu) divulgue e participe. Não precisa ser um hacker e derrubar sites. Participe dos protestos (mesmo que sejam esses online), divulgue-os. Não permite que a opinião de uma minoria, oprima uma maioria.

Peace!

1 comentários:

Hatake26 disse...

Depois dessa vo até começar a usar o facebook tinha a mesma opinião que você quanto as redes sociais xD uruu

Postar um comentário